Kiew – Ucrânia

kiewFachadas coloridas e cúpulas douradas, folha de ouro das igrejas ortodoxas, suas largas avenidas e parques espaçosos. Descubra esta cidade.

Capital da Ucrânia, na margem direita do rio Dnieper, chamado pelos russos “Mãe das Cidades”, como o mais antigo de formar os CIS e considerada uma das cidades do mundo mais espaços verdes tem (60% da área urbana).

Podemos começar nossa excursão visitando a Catedral de Santa Sofia (1037), símbolo de Kiev, hoje convertida em museu. Andando por suas vastas avenidas, encontramos a Puerta de Oro (s.XI), que era a entrada principal da cidade, em que a Igreja da Anunciação, ao lado do qual se eleva encontramos o State Theatre Ópera (aconselhável assistir a uma de suas apresentações).

Depois de uma longa caminhada, podemos descansar em seus grandes parques, conhecer o Jardim Botânico e impregnar ambiente universitário no campus da Universidade Estadual, símbolo cultural para os ucranianos, para espalhar idéias progressistas e defender a democratização da sociedade.

Talvez o momento de parar para saborear a cozinha ucraniana e descansar em um bom restaurante, localizado no centro da cidade, em meio a um grande parque, chamado O’Panas chega. As refeições são abundantes, realçar a sua caviar antipasto, blinis (panquecas de milho com arenque com creme de leite), os seus Borsh, sopas quentes vegetais para combater manhãs frias (requintado), o Kulebiakas (massa de pizza e típico salmão) e seus peixes, como salmão ou esturjão. Para acompanhar esta comida abundante, como poderia ser de outra forma, você costuma beber vodka ucraniana muito fria ou cerveja doce Kvas.

Isso nos permite manter a pé para visitar uma das partes mais antigas da cidade, Podol, que é a igreja de San Andrés, com 5 cúpulas verdes contrastando com o azul impressionante da sua fachada. Aos sábados eles realizam antigos concertos de música russa e ucraniana (não perca).

No centro vital de Podol encontramos artesãos e comerciantes, onde podemos adquirir belas memórias, matrioskas populares de madeira, balalaika (instrumento musical), camisas ucranianas com bordados, requintado caviar (certifique-se a sua qualidade quando enrolado e só você pode passar pela alfândega 400 gramas) e vodka ucraniana (é sempre melhor recomendar uma marca, alguém de Kiev).

Perto do Podol, fica o Park Hill Vladimiro, onde podemos desfrutar de uma das mais belas vistas de Kiev e admirar o monumento ao príncipe Vladimir. Podemos relaxar, respirar o ar calmo e descansar.

Para terminar a nossa caminhada devemos chegar, pela sua rua principal Ulica Krescatick, pela qual passa a vida cotidiana de Kiev, até a Praça da Revolução de Outubro. Vamos parar por alguns momentos, para apreciar o monumento à Revolução de Outubro, a animação que é respirada por ser o centro de encontro dos habitantes de Kiev. Tudo isso não nos faz sentir como um turista, mas o turista.

Vamos aproveitar a oportunidade para tomar um expresso requintado nos seus muitos cafés (alguns muito bonitos) e misturar com o seu povo, frio na expressão e cordial no tratamento.

Tudo pode terminar uma noite agradável em um restaurante ucraniano típico, Ukainski Stravi, deve fazer uma reserva para ficar o tempo que quiser, ucraniano desfrutar de música ao vivo durante o jantar.